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Um tablet?!? |
Tire o que chamo de
"concorrência injusta" de perto
Estou falando de TV, DVD, video game, laptop, eletrônicos em geral.
Se não tiver como tirar de perto, leve a criança para outro lugar em que não tenha isso.
Mas respeite a criança. Se você chegou e ela está assistindo um filme, vai ter que esperar acabar, porém, pode dar um pause e explicar à ela que quando acabar vocês vão fazer tal coisa.
Veja em "o combinado - ferramentas de transição de uma atividade para outra".
Com o desenvolvimento do processo de conexão adulto-criança, vai chegar a hora em que a criança preferirá estar com o adulto.
Estar disponível

Por que sentar no chão?
Olhe com os olhos da criança e perceberá que assim o acesso a você é muito mais fácil.
Estar presente
Esvazie sua mente de intenções e pretensões. Não espere por resultados, muito menos ensinar algo à criança.
Normalmente somos nós que aprendemos com as crianças! Esta postura de humildade nos torna ainda mais acessíveis à criança, ainda mais próximos.
Coloque-se no papel de observador. Procure descobrir o que interessa, o que chama a atenção aos olhos da criança.
Vamos exemplificar esta parte.
O aniversariante de 4 anos estava vestido de uma camiseta azul com um grande S no peito , cinto e capa vermelha...
Todos diziam sem pestanejar :
_Parabéns, feliz aniversário , Super Homem!
E o aniversariante corrigia (e muitos nem escutavam):
_Não sou Super Homem, sou Super Herói!
Mas o adulto disponível e presente chegou.
Não sentou no chão pois era uma festa de aniversário, então ergueu o aniversariante no colo, assim o acesso olho-no-olho aconteceu, e perguntou:
_Tá vestido de que, garoto?
E o aniversariante respondeu sorrindo :
_Tô vestido de Super Herói!

a seguir:
Como você quer educar um líder se não permite que a criança lidere?
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Tio Pio Stremel, receba nosso abraço agradecido.
Sabia que te admiramos muito!
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