sábado, 31 de março de 2012

fases da vida - para crianças

Por semanas a professora da turminha de crianças de 3 anos de idade estudou a vida de um tipo simples de peixe de água doce: o lebiste.

Articulou de modo a conseguir um aquário com água apropriado para colocar na sala de aula e finalmente conseguiu os peixinhos da maneira como imaginou: com algumas "peixinhas" grávidas.

Preparada, a professora já tinha, dentro do aquário, o lugar adequado para os ovinhos e tudo o mais. Enfim, tinha em sala de aula uma pequena maternidade do mundo aquático.

Por dias, junto com os olhos atentos das crianças, acompanharam a vida acontecer dentro daquelas paredes transparentes até que, finalmente, chegou o dia do nascimento. Foi motivo de muita alegria, os peixinhos nasceram!

O desafio agora era cuidar, limpar, alimentar e é claro, acompanhar!

Passado um final de semana, antes de abrir a escola, um dos funcionários percebeu que dois dos peixinhos adultos tinham morrido. Rapidamente retirou os "corpinhos" para que as crianças não presenciassem aquela cena horrível.

Chegando na sala, a professora deu por falta dos dois peixinhos adultos e descobriu o que aconteceu. Foi até a diretora da escola e conseguiu permissão para trabalhar com as crianças também o que tinha acontecido, mostrar que a morte também faz parte do Ciclo da Vida.

Mostrou então os pexinhos falecidos à turminha.
Uma das crianças foi logo explicando aos amiguinhos que o peixinho não estava mais ali. Só tinha ficado o corpo e que o peixinho de verdade tinha voltado a ser estrelinha no céu.


À Professora⁽*⁾ Priscila Rossi, receba meu reconhecimento e minha sincera gratidão. O seu trabalho faz do Centro de Educação infantil Giordano Bruno – Curitiba o lugar dos nossos sonhos!
* (o "P" maiúsculo é proposital)

Um comentário:

  1. Pati, adorei o Post,obrigada pelas lindas palavras, foi realmente um trabalho super rico e cheio de descobertas (inclusive para mim), e que venha a próxima feira de ciências! Um grande beijo, Pri

    ResponderExcluir