quarta-feira, 14 de março de 2012

bebê: sobre estímulo, proteção, toque,shantala

A autora  Tracy Hogg (Vide: bebê agora vem com manual) recomenda (e eu super concordo ) : evitar o excesso de estímulos, coisa que é tendência em nossa sociedade. A criança não precisa de tanta informação.

Música clássica é bom, mas, na maioria das vezes o silêncio é a melhor companhia.

Até pelo menos os 2 aninhos, super afaste o bebê da televisão (mesmo sem alcance visual). Proteja a criança.

Tracy fala também que pro bebê ficar calminho olhar uma parede branca já é uma atividade e tanto.

É importante respeitar o espaço do bebê. Quando tirar a roupa dele, pedir licença e dizer, "vou tirar sua roupa, dá licença." Ou "daqui a pouco vamos vestir o casaco para ir à rua". As crianças ficam mais calmas quando sabem o que vai acontecer depois e aí está o grande trunfo de ter uma rotina bem implantada!

O que eu também fazia: Sempre que o bebê estava quietinho, eu saída de fininho e quando ia pra dar uma espiadinha se estava bem, procurava não chamar a atenção para minha chegada.

Eu procurava proporcionar ao bebê contatos com a natureza como observar as nuvens do céu ( com a criança à sombra, é claro) ou o movimentar das folhas da árvore ao vento ou mesmo uma cortina de janela. Caso queira um pouco mais de ação, todos os animais (passarinho, cachorro, gato, peixe em aquário) são boa ideia também. Uma visita à um petshop já resolve este assunto, não é?

Também permitia que ele sentisse a vibração de todas as cores, assim, evitava vesti-lo sempre de azul.

E sempre olhava para ele nos olhos e sorria muito.

Permita que ela coloque os pés na terra, para sentir a textura e descarregar as energias. E isso serve para por pés e mãos na areia, nas pedras, na grama, etc. Antes de tirar o calçado, diga o que vai acontecer:
"O Bruno vai pôr o pé na terra"
Em seguida, permita o silêncio. E quando for colocar o calçado novamente diga o que aconteceu:
"O Bruno colocou o pé na terra!"
Além disso, é importante que a criança receba o toque da mãe por todo o seu corpinho. Não precisa ser shantala¹ basta pegar nos bracinhos e dizer "olhe que lindos braços!". Ou pegar na mão dela, com firmeza e suavidade ao mesmo tempo , olhar nos olhos e dizer "Mão!".

Note que não falamos nada no diminutivo para criança pois o desenvolvimento da linguagem dela, que já está super acontecendo, vai decorar primeiro o final das palavras e se todas terminarem com "inho", vai ficar mais difícil, não é?

Fale de maneira suave, devagar e como quem conta uma notícia boa, de maneira serena, entende?

Mesmo que não esteja apaixonada pelo pai do bebê, fale bem dele para a criança. Fale das virtudes deste cavalheiro. E se estiver longe, mostre a melhor foto que tiver dele e diga "Papai Silvio" e sorria.

Nunca rotule o bebê: "Você é um chato" ou "Você é um brabo", por mais astralizada que você esteja. Nunca fale de alguma dificuldade da criança na frente dela também.

Dona Lourdes, a educadora das educadoras - Escola Giordano Bruno de Curitiba - também me ensinou para não deixar que qualquer um pegue no seu bebê, principalmente nos pés, que é onde entra a energia ruim. Enfim, defenda o bebê.

Patricia Muller

____________
Dona Lourdes, receba meu sincero agradecimento.
A senhora trouxe luz para o caminho de muitas crianças!



1 Shantala
é uma técnica de massagem descoberta por Frédérick Leboyer, e consiste num momento diário de afeto entre mãe e bebê/criança
cfme http://pt.wikipedia.org/wiki/Shantala

Um comentário: