quinta-feira, 22 de março de 2012

meu filho cospe em tudo

Outro dia, de manhã uma mãe me perguntou como fazer com o filhinho que cuspia em tudo.

Sabe que eu tinha esquecido como eu fazia?

Só lembrei mais tarde: é simples, basta explicar que lugar de cuspir é no vaso sanitário.

Em vez de encher a criança de NÃO (não pode isso, não pode aquilo), canalize o ato ao local certo, no caso o banheiro.

Fale com firmeza, olhando nos olhos da criança:
              "Lugar de cuspir é no vaso sanitário."

E acompanhe a criança ao banheiro. Concluída a operação, dê o laço final dizendo:
              "Muito bem, você cuspiu no local certo. Bom trabalho, Marcos."

Agora que temos o blog, não corremos o risco de perder esta boa ferramenta de canalização de hábitos de nossos pequenos.

leia também:
não limpe o nariz na manga da camisa
hora de guardar os brinquedos
vai deixar sua criança com alguém? como fazer
permita que o pai seja pai
meu filho não toma água
estou com pouco leite - amamentação

4 comentários:

  1. Cinthia Williamson comentou seu link.
    Cinthia escreveu: "Oi flor. Tentei postar um comentario no topico " Meu filho cospe em tudo ", mas nao deu certo. Ponho aqui e vc resolve se adiciona lah ou nao. Aqui dizemos "Lugar de cuspir eh na pia." Assim vamos ja plantando a semente da escovacao de dentes independente. E pq eles tb nos veem fazendo isso. Entao nao divergencia na mensagem. bjo"

    ResponderExcluir
  2. Ótima contribuição, querida amiga Cinthia.
    E se a criança não alcança o lavatório, deixe um banquinho de plantão no local.
    agradecida

    ResponderExcluir
  3. meu filho tem 1 ano e 11 meses cospe em tudo. ele não fala nada também parece não entender muita coisa acho perigoso levar uma criança nessa idade pra cuspir no banheiro pelo que conheço do meu filho ele se jogaria dentro do vaso pra brincar na água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane.

      Agradeço sua contribuição.

      Estás certa! É perigoso deixar uma criança petitica assim sozinha no banheiro.

      O vaso sanitário para eles é uma fonte de onde jorra uma água maravilhosa e divertida.

      Todo o processo requer supervisão de um adulto, de fato.

      É importante que seu filho se familiarize com o ambiente do banheiro e conheça os limites neste cenário.

      Caso seu menino tente colocar a mão dentro do vaso sanitário, agache ao lado dele, segure a mão, impedindo o contato com a água , olhe bem nos olhos, faça uma cara de nojo e diga :"Ui, tá sujo!".
      Logo em seguida o distraia com outra coisa: "vamos procurar o seu carrinho predileto?" e saiam do ambiente. Deixando para trás o banheiro com a porta fechada.

      Seu menino entende você.
      Mas coloque-se no lugar dele.
      Ele tem um mundo repleto de coisas legais para descobrir. A água é uma delas.

      Ele vai querer repetir o processo. Tenha paciência e faça tudo novamente , quantas vezes for preciso. Invista seu tempo e seu carinho na sua criança.

      beijos maternais,
      Patricia

      Excluir