sexta-feira, 16 de março de 2012

com a criança no teatro

As atividades em família diferentes de passeios e brincadeiras propiciam experiências e estímulos importantes para a formação cognitiva e ampliação social.

Assistir artes e esportes podem ser desafio de paciência :)

Caso ainda não tenha o ingresso, explique pra criança a caminho do teatro, com tranquilidade e olhando nos olhos:
-Antes de entrar no teatro, precisamos comprar os ingressos.Caso não tenha mais ingresso, não tem problema, ninguém precisa ficar chateado. Encontraremos outra oportunidade de vir novamente.
Cumpra o que prometeu, mesmo que a criança esqueça com o passar dos dias. E quando forem ao teatro diga:
-Lembra que outro dia fomos ao teatro e não tinha ingresso? Pois eu prometi que encontraríamos uma nova oportunidade. Vamos ver se conseguimos ingresso desta vez?

Algumas dicas para sucesso e boas lembranças:

  • Prefira horários que não sobreponham o horário que sua criança vai dormir. 

  • Leve um lanchinho para o intervalo pois nem sempre o que o teatro coloca à disposição corresponde ao que sua criança está acostumada.

  • Chegando no teatro, providencie a "última ida ao banheiro". Explique à criança que se precisar ir ao banheiro durante o espetáculo pode atrapalhar os outros que estão querendo assistir à peça. Explique também que poderá ir novamente no intervalo.
  • Avise que as luzes se apagarão e que significa que o espetáculo vai começar.
  • Se quiser falar , tem que falar baixinho para não atrapalhar os artistas.
  • Se a criança insistir em falar alto, avise que vão sair do teatro até que ela consiga falar baixinho e então retorne. Ao retornar, sente na poltrona que tiver livre mais próxima da saída.
Repita estes passos quantas vezes forem necessários, de maneira leve, sem ficar bravo com a criança.

Se sua criança é muito ativa, deixe para sentar no último momento, procure ficar próximo ao corredor lateral e permita que a criança tenha liberdade de movimentar-se no corredor , desde que sem fazer barulho. Ficar sentado por mais de 20 minutos pode ser muito chato para algumas crianças.


No intervalo, incentive a criança para se movimentar (e se possível correr), como contra-ritmo ao período que tem que ficar sentada.


Procure inteirar-se da história que será contada para narrar as partes básicas para a criança.


Por exemplo :
  • "Este , de chapéu e botas é o Dom Quixote e o barrigudinho é o ajudante dele, o Sancho Pança".
  • "Olhe, as bailarinas vão dançar a Valsa das Flores!"
  • "Aquele de vermelho é o toureiro, veja como ele salta alto e gira rápido." 
  • "Veja a bailarina na pontinha dos pés, parece que está flutuando!".
Também informe quem é o compositor da música antes do espetáculo e após, quando fizer comentários sobre a peça, isso ajudará a criança a ampliar seu vocabulário e referências:
-O senhor que escreveu esta música se chamava Tchaikovsky.


O responsável pela criança deve perceber que está investindo aquele tempo em educar e para isso, deve desapegar do resultado imediato e respeitar a criança. Se o espetáculo durará 2 horas e a criança estava irritada antes do intervalo, antecipe um "intervalo próprio". Não force a criança a ficar no teatro a contra gosto. Deve ser uma atividade prazerosa , lúdica.


Bom espetáculo!

Um comentário: