
Foi a um desses mercados grandes naquela manhã de domingo e comprou uma pequena e simples estante que, no lugar de prateleiras, tinha gavetas grandes e coloridas na altura ideal para o seu filho de três anos alcançar.
Chegando em casa, decidiu investir na participação do pequeno: chamou o menino para ajudar a montar a tal da estante.
Como ele não sabia ler, mas conhecia algumas letras, investiu aquele momento para ler o que estava escrito na caixa da estante antes de abrir. E, juntos, descobriram que tinha sido fabricada na China! Pararam tudo e foram até o globo terrestre para ver onde fica este país e, novamente juntos, descobriram que fica bem longe do Brasil. Imaginaram que aquela estante tinha viajado um montão pra chegar naquela casa. Será que veio de avião? Será que veio de navio? Nossa, atravessou todo um oceano!
O menino lembrou que na escola contaram para ele que os chineses têm os olhos “puxadinhos”. E, segurando os olhos esticadinhos, voltaram para abrir a caixa da estante chinesa.
Que sorte: veio com a chave que aperta os parafusos!
E assim, a estante foi tomando forma. O menino colocava os parafusos onde a mamãe indicava e ela dava o aperto final para a coisa ficar firme. Antes de colocar as gavetas coloridas, o menino aproveitou para fazer acrobacias nas estruturinhas principais da estante.
Cada momento foi uma curtição. O laço final foi escolher o lugar certo para cada brinquedo na “Chinesa”. Para o menino, manter a organização no dia-a-dia foi algo mais prazeroso e significativo. Ele tinha participado de tudo.
Invista na sua criança!
Leia também Hora de Guardar os Brinquedos
Nenhum comentário:
Postar um comentário