quinta-feira, 21 de junho de 2012

o bebê da minha amiga nasceu - e agora?

Chegou o dia em que escrevo não para a Mamãe, não para os Simpatizantes, sim para aqueles que antipatizam com a ideia de ter criança por perto.
Se você é daquelas pessoas que chegam num restaurante e tem como critério de escolha da mesa aquela mais afastada (e por que não dizer isolada?) de crianças o possível, para garantir assim a tranquilidade e o sucesso do “momento refeição”. É para você que escrevo. Eu sei bem como é isso.

E daí chega o dia em que sua amiga engravida e até aí, tudo bem. Antes ela do que eu - pensa você com seus botões. Mas como fazer quando nasce o bebê?

Pra te ajudar a não ser deselegante (ia escrever mal educado, mas achei o termo meio que gratuitamente agressivo), compartilho de umas instruçõezinhas básicas.



O irmãozinho mais velho

Se sua amiga já tinha filhos, quando chegar para visitar, cumprimente primeiramente o irmãozinho mais velho olhando nos olhos.
Não faça brincadeiras bobas.
Se você se projetar na situação dele vai entender que de repente o jogo mudou e que ele pode estar meio “sem chão” por ter perdido o posto de primeiro violino.
Se for levar presentinho para o bebê, leve também um, mesmo que simplinho, para o irmãozinho mais velho. Se a grana tá curta, deixe de lado o presente para o recém-nascido e de preferência para comprar pelo menos para o irmãozinho mais velho.



O ar que você expira

Se você está resfriado, ligue contando isso. Garanto-te que a nova mamãe entenderá seus cumprimentos resumidamente telefônicos e ficará muito agradecida por isso. Deixe pra visitar pessoalmente quando estiver completamente curado.



Respeite o ambiente

Evite falar alto. O ambiente sereno sempre vai garantir sucesso numa visita como estas.


Na maternidade

Se optar por visitar a nova mamãe na maternidade, logo que chegar, esterilize as mãos com o produto que está disponível normalmente próximo à porta do quarto, de maneira que a nova mamãe veja que você está fazendo isso.


Você e o bebê

Se não tem prática e está morrendo de vontade de dar um colo para o bebê, espere por um momento em que o bebê e a mãe estejam serenos. Sente e manifeste sua vontade de dar um colo. Sentado, suas chances de deixar o bebê cair no chão diminuem consideravelmente.

Mesmo tendo cara de joelho, é normal que tenhamos vontade de beijar o bebê. Entenda que a criança está chegando e aprendendo a ser imune nesta nova configuração. Beije em qualquer lugar menos nas mãozinhas e no rosto da criança.


Visita na casa da nova mamãe

Se puder leve um agradinho pra nova mamãe. A rotina da recém-chegada da maternidade é diferente de tudo e vai ajudar se você levar uma cestinha de frutas frescas ou um arranjinho simples de flores naturais.

Pise na porta da entrada da casa com antena ligada pra perceber que se por acaso:
. chegou em hora ruim (ex: bebê chorando com cólica), desapegue do resultado, dê um oi que se converte em tchau e prometa que volta em outro momento

. dependendo da intimidade, sinta-se à vontade pra dar uma força na louça suja na pia. Não pergunte se quer que lave a louça, simplesmente vá lavando e se a pessoa mandar parar, sorria e continue sua tarefa, arranjando outro assunto pra falar enquanto ajuda a organizar o ninho

Sabe que desta maneira já aconteceu de eu localizar um ferro de passar roupas e encarar um cesto de roupas tamanho RN (recém-nascido) pra uma amiga enquanto ela servia café pras outras visitas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário